Contos de fadas e a Natureza humana

Essa semana surgiu uma discussão em uma das páginas que sigo no Facebook sobre uma professora que abriu um debate com as crianças se é certo ou não beijar uma menina enquanto ela dorme,  usando de exemplo os contos da Branca de Neve e da Bela Adormecida. Algumas pessoas acharam o debate uma bobagem outros adoraram a ideia.  E a discussão na página se estabeleceu.

Eu adoro contos de fadas, e acredito que eles são de extrema importancia não só para crianças, mas em todas as idades. Eles têm a capacidade de revelar a essência da natureza humana. Trazem alegria e conforto. Evocam, medos, paixões e o senso de aventura. Te coloca em contato com o maravilhoso, com um mundo onde tudo pode acontecer. E transformam esses sentimento em valores sociais.

contos de fada

Devo admitir que achei o trabalho da professora super válido. Acho que é a função da escola assim como dos contos de fadas, fomentar essa discussão entre o bem e o mal, certo ou errado. Mas enquanto os adultos discutiam no face,  eu não parava de pensar que o tal beijo na verdade nunca existiu. Pelo menos no que se refere ao conto da Branca de Neve. Ou melhor, ao que se refere a primeira edição do conto pelos irmãos Grimm.

Os contos dos irmãos Grimm são na verdade a reunião de 156 textos publicados em 2 livros no início do século XIX. São história da tradição oral germânica, transmitidas de geração em geração de forma anônima e coletiva e por isso mesmo fica difícil determinar a versão original.

contos

Como eu disse anteriormente, essas histórias revelam a essência da natureza humana. Porém a natureza humana nem sempre é bonita e nem sempre própria para pequenos ouvidos. E já na segunda edição o próprio Wilhelm Grimm procurou moldar as narrativas de acordo a torná-las mais propícias ao público infantil. Foram ao todo 17 edições feitas pelos irmãos Grimm, e por terem caráter popular os textos foram publicados outras inúmeras vezes por diversos autores e atualmente se multiplicam em diversa versões.

Porém uma coisa continua fiel em todas as versões, os contos de fadas revelam a natureza humana e refletem os valores da sociedade vigente. O que me faz levantar as seguintes questões.

Que sociedade considera natural beijar uma menina adormecida?

E o que significa para nós em quando sociedade podermos debater isso na escola?

Os livros que ilustram o post são traduções de edições originais dos autores sem adaptações. Super recomendo.

Ah! Querem saber de outro beijo que não aconteceu? O beijo do conto O Rei sapo, mais conhecido como a Princesa e o sapo, na primeira versão o sapo se transforma em rei ao ser arremessado em um acesso de fúria pela princesa.

Inté.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s